Castedo

Forum da aldeia do Castedo - Torre de Moncorvo
 
InícioInício  Portal*Portal*  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Os Miscaros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ana
Administradora
Administradora
avatar

Número de Mensagens : 1158
Idade : 50
Localização : Lisboa
Pontos : 4576
Data de inscrição : 07/05/2007

MensagemAssunto: Os Miscaros   Sex 20 Nov 2009, 12:09

Nesta altura, quando as nuvens se dissipam depois de largarem as primeiras chuvas do Outono a terra começa a brotar variadas espécie de cogumelos. Lá tem que se ir olhar para o chão e esgravatar com um pau a manta fofa e húmida à procura de cogumelos comestíveis.

Os cogumelos nascem, crescem, vivem e morrem num espaço de aproximadamente uma semana, a maior parte são tóxicos e muitos são mortais,”Os “mijacões” – pretos e os “resalvares” – vermelhos) por isso há que distingui-los.

No Castedo, que eu tenha conhecimento nunca morreu ninguém por comer cogumelos, continuando um hábito que se perde na memória dos tempos estes ensinamentos seguem de geração em geração, mas eu cá falo por mim, a cautela morreu de velha e o melhor é deixa-los apanhar a quem tem experiência.

Por volta do mês de Maio, por baixo das castinceiras (Castanheiro bravo) nascem as "Setas", de cor amarela com um pé alto e por cima esburacadas como se fosse uma renda. As “Orelhas-Gatas” são pretas e nascem nos montes frescos em forma de umas orelhas de gato.

Mas agora por baixo da caruma dos pinheiros encontramos as sanchas de cor alaranjada, nos montes de estevas encontramos os carnicepos ou tantunhos, por cima são castanhos e por baixo são amarelos grandes e grossos, os castanheiros para alem das castanhas também nos dão as línguas de vaca que nascem no toro do castanheiro e com o formato de uma língua daí esse nome, e ao pé das amendoeiras cortadas saem os míscaros que nascem aos montes, .

É destes últimos que vos vou falar, pois os Míscaros bem cozinhados tornam-se autênticas delícias … e esta semana eles vieram do Castedo parar cá a casa...

Deixemos agora de bla-bla-bla e vamos lá por a mesa…..



_________________
Ana Gonçalves
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.google.pt
ForumCreator
Fundador
Fundador
avatar

Número de Mensagens : 184
Idade : 40
Pontos : 3891
Data de inscrição : 03/04/2007

MensagemAssunto: Re: Os Miscaros   Sex 20 Nov 2009, 12:18

Olhai como eles se tratam.....

_________________
As origens em destaque.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Castedo-TMC
Castedense Activo
Castedense Activo
avatar

Número de Mensagens : 674
Idade : 35
Localização : Castedo
Comentário : ...SOU UMA PEQUENA ALDEIA TRANSMONTANA … MAS COM MUITO ORGULHO DO QUE SOU …NÃO ME ESQUEÇAM…SOU AS VOSSAS ORIGENS…
- A VOSSA ALDEIA -

Pontos : 3858
Data de inscrição : 04/09/2009

MensagemAssunto: Re: Os Miscaros   Sex 20 Nov 2009, 14:12

“Míscaros”

Limpam-se os míscaros de terra, com a ajuda de uma faca, e lavam-se em muitas águas, - “as últimas duas deverão ser de água a ferver, para os míscaros perderem o resto da terra”.
Prepara-se um estrugido, com azeite, alho e cebola picados e uma colher de sopa de pimentão vermelho…, junta-se-lhe bocados de carne e chouriça ...., partem-se os míscaros, aos quadradinhos médios, aproveitando tudo,…desde o pé à carapuça.
Deitam-se no refogado, quando a carne e a chouriça estiverem refogados, mas não tendo muita água,… os próprios cogumelos vão largar a sua água e é nessa água que eles devem cozer…, Junta-se-lhe, então os míscaros e tapam-se com o testo para apurarem...
Temperam-se de sal e coloca-se o alho.
Deixam-se cozer e verifica-se os temperos,… bem como a necessidade de acrescentar água, ou não. Acompanha-se este guisado delicioso com batatas cozidas…

...e depois é só dar ao garfo...e um copo para não empapar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://castedo.blog-2009.com
m anuel cabral
Moderador Absoluto
Moderador Absoluto
avatar

Número de Mensagens : 3546
Idade : 62
Localização : torre de moncorvo
Pontos : 6465
Data de inscrição : 30/11/2007

MensagemAssunto: Re: Os Miscaros   Sab 21 Nov 2009, 01:11

olha para o Manuel como dá ao dente...............então a tia Maria Bernardina está na capital.................e levou delicias do castedo..................para vos regalar...............muito bem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.castedo.pt.vu
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Os Miscaros   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Os Miscaros
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Castedo :: Castedo - Torre de Moncorvo :: Gastronomia-
Ir para: